terça-feira, 15 de novembro de 2011

Gerenciando projetos

O que é gerir um projeto?
Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de
ténicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Contém inúmeros processos de
trabalho, cada um com um conjunto de ténicas e ferramentas, para serem usadas ao longo das cinco fases de um projeto, que são: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização. 


É possíel que um projeto seja gerenciado apenas utilizando-se o bom senso ou boas práticas herdadas de colegas, é possível que outro projeto seja gerenciado apenas usando-se algumas ferramentas como o Ms Project, e também é possível que ele seja gerido utilizando-se ténicas adequadas para cada uma das suas fases.
A ferramenta Ms project é bastante usada para planejar e controlar avanço físico e financeiro do projeto, gerenciar a alocação de recursos, medir desempenho e criar relatórios para o gerenciamento eficaz do projeto.
Padrões, Metodologias em Gerenciamento de Projetos:
- Project Management Body of Knowledge (PMBOK), um conjunto de conhecimentos gerenciado pela organização Project Management Institute (PMI).
- ISO 10006: 1997, Quality management – Guidelines to quality in project management
- PRINCE2 (Projects IN a Controlled Environment)
- IPMA – Internacional Project Management Association

Links úteis:











Nenhum comentário:

Postar um comentário